Enxó
images?q=tbn:ANd9GcRQZahBiw-a0_DfzjqMQhaF0sa1uFQC8x2wZsqxiJrZeudQX7ML images?q=tbn:ANd9GcR7xgKY1skRQLSZm8MWa7r0_E5XiOkIOO2HD-Tn7Uo8RH6WsxK3LAimages?q=tbn:ANd9GcTqdZcodInfOuq1bN7Iv3YWCAh719D0N206Yd_1TMLAggmMLnZ5Mgimages?q=tbn:ANd9GcRvnRcBeHWe2osnwoDR6Wn2mbq88d2ANPKzAHHJ8g1_dKlhEitdimages?q=tbn:ANd9GcT7AmLUnrtQXp-QVDs9mo9jG7Jlve1UeOVL_ul2mEAI8QE0pPuj
Uma enxó é uma ferramenta que é usada para moldar a madeira. É constituída por uma lâmina curvada montada perpendicularmente em uma longa alça ou Haft. Dependendo do tipo de enxó, existem várias maneiras de usar a ferramenta, que vão desde esvaziar canoas para moldar telhas de madeira. Muitas lojas de ferragens levar enxós, juntamente com as lâminas enxó simples que pode ser montado na antiga alças ou Hafts hand-made.

A enxó é provavelmente uma das primeiras ferramentas desenvolvidas por seres humanos. A primeira foi feita enxós de pedra, e eles foram concebidos como ferramentas manuais. Usuários coube a enxó em suas mãos e é utilizado para diversas tarefas de formação, inúmeros sítios arqueológicos em todo o mundo descobrir enxós em uma base regular. Uma vez que o homem começou a trabalhar em metais, enxós metal começaram a substituir a pedra, metal, porque era mais fácil de moldar e que poderia ser facilmente terreno para criar uma borda afiada. Muitas culturas também perceberam que, independentemente da lâmina enxó poderia ser instalado num Haft, a criação de alavancagem, ea forma moderna da enxó nasceu.

Uma das formas mais clássicas para usar uma enxó é como uma ferramenta de sobrecarga. O usuário fica com o objeto que ele ou ela deseja trabalhar e, em seguida, os balanços de enxó por trás de costas e na madeira. Esta técnica é usada para coisas como pólos elaboração e esvaziar canoas. Menor, mais leve, enxós também pode ser usado para tarefas mais sutis, e não é inédito para uma enxó para ser usado como uma ferramenta de mão em trabalho de detalhe.

Existem diversas variações sobre o enxó, incluindo enxó de carpinteiro, uma ferramenta muito pesados projetado para uso em cima, enxó e um carpinteiro naval, uma ferramenta mais leve, usado por tanoeiros e marceneiros em projetos menores. Alguém que é bom com uma enxó pode, grosso modo a forma de madeira, com a ferramenta e, em seguida, alisá-lo, limpar os detalhes e persuadindo o formulário desejado.

Alguns adzes ter uma lâmina de um lado e uma picareta ou uma ferramenta semelhante no outro. Muitas pessoas que escalam montanhas e trabalho em gelo levar versões modificadas de enxós com picadores de gelo, por exemplo, como a enxó pode ser usada para rapidamente romper blocos de gelo. O material de escolha para adzes moderna é de aço inoxidável, que pode conter uma borda bem enquanto ele resiste à corrosão e ferrugem.